»Home »A apdi: Apresentação

A APDI

APRESENTAÇÃO

A Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, Colite Ulcerosa e Doença de Crohn (APDI) é uma associação de doentes para doentes, sem fins lucrativos, que visa apoiar e possibilitar a partilha de experiências aos portadores de uma doença inflamatória do intestino (DII), seus familiares e amigos, bem como melhorar o conhecimento da população em geral sobre esta problemática.

A nossa missão é formar e informar para a gestão diária de uma patologia que, apesar de crónica, não tem de ser vivida com pessimismo e como uma fatalidade mas sim com qualidade de vida. Com a componente terapêutica adequada, uma alimentação saudável, exercício físico e informação acreditamos que é possível “Ser Feliz com DII!”

O nosso apoio é prestado por telefone, por e-mail ou presencialmente na nossa sede, bem como por todo o país nas reuniões (ações de sensibilização e fórum anual) que fazemos junto dos doentes com o apoio dos médicos. Proporcionamos também aos nossos associados consultas de apoio psicológico, individual ou em grupo, e disponibilizamos informação sobre a forma de brochuras, elaboradas especificamente para quem vive com DII e para quem os rodeia (pais, professores e amigos).

A APDI foi fundada por escritura pública em 10 de Novembro de 1994. Reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) desde 2001 (Publicação na III Série do D.R. nº 103 de 8 de Maio de 2001),está isenta de IRC nos termos do art. 10º CIRC.

É membro da EFCCA - European Federation of Crohn's and Ulcerative Colitis Associations, da Plataforma Saúde em Diálogo e da Plataforma Mais Saúde.

Se pretende saber mais sobre a APDI consulte aqui os nossos estatutos:

estatutos 2015 / 438 KB

» Download