Home » FAQ`S » Dieta e Nutrição

FAQ`S

Dieta e Nutrição

  • Porque é que uma boa alimentação é importante na DII? Para evitar a desnutrição provocada pela má digestão e a má absorção de proteínas, gorduras, água, vitaminas e minerais. (fonte: brochura “Dieta e Nutrição”)
  • O que comer quando estou em crise?

    De um modo geral é aconselhável manter uma alimentação diversificada onde deverá incluir carne, peixe, os lacticínios e água.

    No caso de estenose acentuada é importante a restrição de fibras e leite (em caso de intolerância) e a alimentação deverá ser feita a base de líquidos para minimizar as dores abdominais e outros sintomas. (fonte: brochura “Dieta e Nutrição”)

  • O que é uma alimentação com restrições de fibras? É uma alimentação que minimize o consumo de fruta, vegetais, sementes, grão, cereais. (fonte: brochura “Dieta e Nutrição”)
  • A nutrição afecta o crescimento? Os jovens que desenvolveram doença de Crohn antes da puberdade podem apresentar défices de crescimento devido a uma fraca absorção de alimentos. É muito importante a manutenção de bons hábitos nutricionais e a ingestão apropriada de calorias. (fonte: brochura “Dieta e Nutrição”)
  • Deverão preocupar-se com a ingestão de líquidos? Sim, numa situação de diarreia crónica pode haver desidratação. Se a ingestão de líquidos não compensar a perda de água poderá ocorrer uma disfunção renal. Os doentes de Crohn têm uma maior incidência de cálculos renais, em parte devida a este problema e a desidratação e as perdas de sal originam uma sensação de fraqueza. (fonte: brochura “Dieta e Nutrição”)
  • Há alguma dieta específica para doentes com DII com a doença em remissão? Não, a maioria dos doentes tolera todo o tipo de alimentação. No entanto há algumas pessoas que têm cólicas e diarreia quando consomem lacticínios ou outro tipo de alimentos, que varia de pessoa para pessoa. Nesta situação deverá restringir o consumo desse alimento ou substitui-lo. (fonte: brochura “Dieta e Nutrição”)
  • As DII são causadas por alergias alimentares? Não, nem a Colite Ulcerosa e a Doença de Crohn estão relacionadas com alergias alimentares. No entanto se ingerir alimentos contaminados que originem intoxicações alimentares agravam a DII. (fonte: brochura “Dieta e Nutrição”)