A DII
A DoençaInflamatóriado Intestino
A doença inflamatória do intestino (DII) é constituída principalmente por 2 patologias.
Doença de Crohn
O que é a doença de Crohn?
A Doença de Crohn caracteriza-se por uma inflamação crónica que pode afetar qualquer parte do tubo digestivo, desde a boca até ao ânus, de forma descontinua, atingindo todas a camadas da parede do tubo digestivo. Compromete mais frequentemente o intestino delgado no seu segmento terminal, denominado íleo e a parte proximal do intestino grosso (cólon). A doença evolui, caracteristicamente, por períodos de agravamento (crise) e períodos de ausência de sintomas (remissão).
Quais são os sintomas?
Como qualquer segmento do tubo digestivo pode ser afetado os sintomas são variados.
Os mais comuns são:
- diarreia,
- dor abdominal,
- perda de peso,
- cansaço e fadiga.
Outras manifestações precoces da Doença de Crohn podem incluir lesões na região perianal, incluindo, fissuras, fístulas (túnel anormal que liga o intestino a outro órgão interno ou à superfície da pele) e abcessos.
Também podem ocorrer sintomas não relacionados com o aparelho digestivo (manifestações extraintestinais), como dores em articulações, problemas de pele, e olhos.
" A parte emocional e a alimentação vieram a revelar-se fundamentais. Neste momento estou no curso de medicina a experimentar fazer metade do primeiro ano, enquanto trabalho simultaneamente. E seria muito difícil se não fizesse este percurso acompanhada pela APDI!
Colite Ulcerosa
O que é a Colite Ulcerosa?
A Colite Ulcerosa é uma doença crónica que afeta a camada interna (mucosa), que reveste o intestino grosso (Cólon). Na colite ulcerosa, a inflamação estende-se tipicamente de forma continua desde o ânus em sentido proximal no intestino. Esta mucosa fica inflamada e apresenta pequenas feridas na superfície (úlceras).
A Colite Ulcerosa é uma doença crónica que cursa com períodos de crise que alternam com períodos de remissão.
Quais são os sintomas?
Os principais sintomas da Colite Ulcerosa são:
- diarreia com sangue,
- dor tipo cólica abdominal,
- desejo urgente de evacuar.
Além disso, pode haver dor nas articulações e lesões da pele.
Quando não se consegue distinguir por haver registo de características comuns à Colite Ulcerosa e à Doença de Crohn chamamos Colite Indeterminada ou Colite Não Classificada a estas DII.
"Neste momento, a APDI teve um papel fundamental não só pela prontidão na ajuda como pela “escolha” da pessoa que me ajudou a entender que não era o fim do mundo. Tive a maior das sortes no anjinho que me “calhou” porque me mostrou e me fez ver que uma ileostomia não é, de todo, o fim do mundo. Várias chamadas e muita reflexão da minha parte fez com que contactasse a médica a dizer “Eu aceito”. E desde aí, Julho de 2020, que a minha vida mudou muito. Passei o Verão na praia, que desde que fui diagnosticada nem sol conseguia apanhar. Passeei. Almocei e jantei o que me apeteceu, “porcarias” em algumas vezes. O meu guarda roupa não mudou. A minha confiança também não. A qualidade de vida, mudou, muito e para melhor. "