Dieta e
Nutrição

NA DOENÇA INFLAMATÓRIA DO INTESTINO

Tire aqui as suas Dúvidas

Contacte-nos se tiver uma questão que não esteja respondida.

Nutrição & Dieta

Para evitar a desnutrição provocada pela má digestão e a má absorção de proteínas, gorduras, água, vitaminas e minerais. (fonte: brochura “Dieta e Nutrição”)

De um modo geral é aconselhável manter uma alimentação diversificada onde deverá incluir carne, peixe, os lacticínios e água. No caso de estenose acentuada é importante a restrição de fibras e leite (em caso de intolerância) e a alimentação deverá ser feita a base de líquidos para minimizar as dores abdominais e outros sintomas. (fonte: brochura “Dieta e Nutrição”)

É uma alimentação que minimize o consumo de fruta, vegetais, sementes, grão, cereais. (fonte: brochura “Dieta e Nutrição”)

Os jovens que desenvolveram doença de Crohn antes da puberdade podem apresentar défices de crescimento devido a uma fraca absorção de alimentos. É muito importante a manutenção de bons hábitos nutricionais e a ingestão apropriada de calorias. (fonte: brochura “Dieta e Nutrição”)

Sim, numa situação de diarreia crónica pode haver desidratação. Se a ingestão de líquidos não compensar a perda de água poderá ocorrer uma disfunção renal. Os doentes de Crohn têm uma maior incidência de cálculos renais, em parte devida a este problema e a desidratação e as perdas de sal originam uma sensação de fraqueza. (fonte: brochura “Dieta e Nutrição”)

Não, a maioria dos doentes tolera todo o tipo de alimentação. No entanto há algumas pessoas que têm cólicas e diarreia quando consomem lacticínios ou outro tipo de alimentos, que varia de pessoa para pessoa. Nesta situação deverá restringir o consumo desse alimento ou substituí-lo. (fonte: brochura “Dieta e Nutrição”)

Não, nem a Colite Ulcerosa e a Doença de Crohn estão relacionadas com alergias alimentares. No entanto se ingerir alimentos contaminados que originem intoxicações alimentares agravam a Doença Intestinal Inflamatória. (fonte: brochura “Dieta e Nutrição”).