Quando falamos de Doença de Crohn e de Colite Ulcerosa somos quase que levados automaticamente pelo nosso cérebro a pensar em problemas intestinais.
No entanto, as complicações que decorrem das Doenças Inflamatórias do Intestino (DII) estendem-se a outros sistemas e órgãos que não o intestino. Nomeadamente às articulações, à pele e aos olhos, num primeiro plano, bem como à boca, aos rins e ao fígado. Quer isto dizer que tanto a Doença de Crohn quanto a Colite não são doenças só do intestino, mas doenças sistémicas.
Estas manifestações, designadas extraintestinais, podem assumir um curso independente ou simultâneo às DII e têm um impacto profundo na diminuição da qualidade de vida de quem vive com a doença.
Assim, no mais recente episódio de Dar a Volta à DII, as manifestações extraintestinais são o pano de fundo da conversa com a gastroenterologista Paula Lago, do Centro Hospitalar do Porto.
“Quando os sinais nos dizem que algo não está bem e que há problemas para além da DII, o que fazer?”. Esta é uma das várias questões que vão ter resposta no mais recente episódio, disponível aqui e no canal de Youtube da APDI.
Estar atento aos sinais e falar deles à equipa de saúde onde somos seguidos é essencial.
Estamos cá para o(a) ajudar.