TAKEDA e APDI disponibilizam guia para viver melhor com a doença de Crohn Fistulizante

TAKEDA e APDI disponibilizam guia para viver melhor com a doença de Crohn Fistulizante

A TAKEDA, em parceria com a APDI, disponibilizou um guia digital que será muito útil a todas as pessoas com fístulas na doença de Crohn (DC). Esta edição tem como objetivo promover o bem-estar da pessoa com esta Doença Inflamatória do Intestino (DII).

Este guia que ajuda a viver com doença de Crohn Fistulizante será dividido em oito capítulos distintos que serão disponibilizados separadamente, ao longo dos próximos meses. No primeiro capítulo, que a partir de hoje se encontra disponível, é apresentado o tópico “Bem-estar Emocional”.

A DC constitui uma condição crónica caracterizada pela inflamação, que pode afetar qualquer segmento do tubo digestivo.

As fístulas são uma das complicações da doença de Crohn que consiste num túnel anormal que liga o intestino a outro órgão interno ou ao exterior do corpo. Os doentes com DC poderão desenvolver uma fístula entre duas regiões do intestino ou entre o intestino e a vagina, bexiga ou pele.

É normal que, por tudo isto, as pessoas que sofrem de DC experienciem ocasionalmente emoções negativas, tais como stress, frustração ou raiva. Estes sentimentos são mais frequentes quando ocorrem complicações da DC, tais como fístulas perianais. Especialmente quando este constitui o primeiro sinal desta DII, assim como em doentes que necessitam de cirurgia.  

Por isso, este é um guia importante para que cada pessoa com DC saiba que não é a única a sentir-se desta forma, e a experienciar emoções e momentos menos positivos. 

Este guia é, assim, uma ferramenta importante para auxiliar as pessoas com DC a superarem as dificuldades impostas pela doença.

Neste primeiro capítulo fala-se de alterações emocionais e de formas de controlar as emoções, entre outros conselhos.

Podem ler o primeiro capítulo deste guia na íntegra aqui.

» Download

Dia Mundial da DII 2024

Dia Mundial da DII 2024

Por ocasião do Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino (DII), celebrado a 19 de maio, a APDI levará a cabo um conjunto de quatro

Read More