4.º Capítulo do Guia TAKEDA/APDI fala da relação entre a família e os amigos com a doença de Crohn Fistulizante
Estamos a chegar ao fim de outubro e é, por isso, a altura de disponibilizarmos o quarto capítulo do guia digital dedicado às pessoas com fístulas na doença de Crohn (DC). Este projeto foi desenvolvido pela TAKEDA em parceria com a APDI, e os três primeiros capítulos foram apresentados em maio, julho e setembro respetivamente.
O quarto capítulo deste guia, ao qual se sucederão mais seis a serem divulgados nos próximos tempos, é sobre a relação entre a DC e a família e amigos das pessoas com a doença.
A família e os amigos representam uma valiosa fonte de apoio emocional e prático para as pessoas que têm DC. Este capítulo inclui informação útil para que possa beneficiar do melhor apoio possível. É sugerido, por exemplo, que haja um diálogo aberto com a sua família e amigos acerca da doença e da fístula que tem e da forma como se sente. Esta partilha irá permitir que os seus familiares e amigos se sintam mais próximos de si e compreendam melhor a importância de o(a) auxiliar.
Falamos aqui de como explicar os sintomas e os sentimentos a quem não entende o que é ter DC, bem como se deve descrever as fístulas aos familiares e amigos e a forma como as pessoas com DC também os devem compreender, entre outros temas.
Leia tudo no quarto capítulo do guia digital, disponível aqui em baixo.