DII

Crohn &
Colite Ulcerosa

Tire aqui as suas Dúvidas

Contacte-nos se tiver uma questão que não esteja respondida sobre Crohn e Colite Ulcerosa.

Crohn

Doença de Crohn caracteriza-se por uma inflamação crónica que pode afetar qualquer parte do tubo digestivo, desde a boca até ao ânus, de forma descontinua, atingindo todas a camadas da parede do tubo digestivo. Habitualmente, compromete o intestino delgado no seu segmento terminal, denominado íleo e a parte proximal do intestino grosso (cólon). A doença evolui, caracteristicamente, por períodos de agravamento (crise) e períodos de ausência de sintomas (remissão).

Como qualquer segmento do tubo digestivo pode ser afetado os sintomas são variados.

Os mais comuns são:

  • diarreia,
  • dor abdominal,
  • perda de peso,
  • cansaço e fadiga.

Além destas, há outras manifestações precoces da Doença de Crohn que podem incluir lesões na região perianal, incluindo, fissuras, fístulas (túnel anormal que liga o intestino a outro órgão interno ou à superfície da pele) e abcessos.

Mas, também podem ocorrer sintomas não relacionados com o aparelho digestivo (manifestações extraintestinais), como dores em articulações, problemas de pele, e olhos.

Conteúdo a mostrar/esconder

Colite Ulcerosa

Colite Ulcerosa é uma doença crónica que afeta a camada interna (mucosa), que reveste o intestino grosso (Cólon). Na colite ulcerosa, a inflamação estende-se tipicamente de forma contínua desde o ânus em sentido proximal no intestino. Assim sendo, esta mucosa fica inflamada e apresenta pequenas feridas na superfície (úlceras).

Colite Ulcerosa é uma doença crónica que cursa com períodos de crise que alternam com períodos de remissão.

Os principais sintomas da Colite Ulcerosa são:

  • diarreia com sangue,
  • dor tipo cólica abdominal,
  • desejo urgente de evacuar.

 

Além disso, pode haver dor nas articulações e lesões da pele.