Dar a Volta à DII – Inovação no tratamento das fístulas perianais

Há mais uma esperança para quem tem fistulas perianais, provocadas pelas DII.

Ter novas terapêuticas para tratar as fístulas perianais, que aparecem em consequência da Doença inflamatória do Intestino, é o que todos os doentes desejam.

Cerca de 40 % das pessoas com doença de Crohn podem vir a desenvolver esta condição, que traz associada muitas dores e desconforto, podendo mesmo originar abcessos.

Até aqui, a solução ficava pela recorrente ida ao bloco operatório sempre que a situação não se resolvesse com os tratamentos habituais.

Agora, uma nova terapêutica, com células estaminais, pode trazer uma mudança positiva na vida de alguns doentes com fistulas perianais complexas. E que, apesar de estar ainda numa fase embrionária, parece ser promissora.

Como e em que fases da doença se utiliza esta terapêutica. Isto é o que vamos saber no mais recente episódio de Dar a Volta à DII. Que conta com a participação da Dr.ª Helena Coelho, farmacêutica hospitalar no Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV).

Dia Mundial da DII 2024

Dia Mundial da DII 2024

Por ocasião do Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino (DII), celebrado a 19 de maio, a APDI levará a cabo um conjunto de quatro

Read More