Dar a Volta à DII: Ser Jovem com DII

A juventude é, por natureza, um tempo de sonhos, descobertas e construção de futuro. No entanto, quando surge uma patologia crónica como a Doença Inflamatória do Intestino (DII), tudo pode mudar de forma repentina. 

O mais recente episódio de Dar a volta à DII aborda precisamente o impacto do diagnóstico na juventude e os desafios emocionais, sociais e pessoais que acompanham esta fase. Medo, vergonha, solidão e incerteza são sentimentos frequentemente associados a esta realidade, sobretudo quando a doença surge numa altura da vida em que se espera liberdade e tranquilidade. 

Consciente desta realidade, a APDI criou o Grupo de Jovens, um espaço de partilha, apoio e construção de futuro, onde se analisam dificuldades e se encontram respostas para os desafios do dia a dia. 

Neste episódio, Filipa Cunha partilha o seu percurso com Colite Ulcerosa, desde os primeiros sintomas ao processo de aceitação, passando pelos principais desafios, mudanças no estilo de vida e impacto emocional. A entrevista aborda também a importância da família, dos amigos e do Grupo de Jovens da APDI como rede de apoio. 

No final, a mensagem é de esperança: apesar das dificuldades, a vida continua cheia de possibilidades, exigindo força, determinação e resiliência, mas também abrindo caminho para novos projetos e conquistas. 

O episódio já está disponível no YouTube e Instagram da APDI.

Mensagem de Natal da APDI

Nesta época especial do ano, a APDI – Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino deseja a todas as pessoas com doença de Crohn ou

Read More