A decisão de começar a tomar um medicamento para toda a vida pode ser difícil para qualquer pessoa. Mas é especialmente desafiante para quem vive com Doença de Crohn ou Colite Ulcerosa. É com este ponto de partida que a APDI apresenta o sexto episódio da nona temporada da rubrica Dar a Volta à DII, focado na gestão do risco do medicamento e na segurança da sua utilização.
Neste episódio, a Dr.ª Márcia Silva, Diretora da Direção de Gestão do Risco de Medicamentos do INFARMED, responde a algumas das questões mais comuns que os doentes enfrentam: “Como sei que um medicamento é seguro?”, “Devo começar a tomar um medicamento inovador assim que é lançado?” ou “O que devo fazer se sentir efeitos secundários?”.
A especialista explica que a ciência por detrás dos medicamentos evoluiu significativamente, permitindo o desenvolvimento de terapias mais eficazes e seguras. No entanto, reforça que todos os medicamentos, mesmo os mais avançados, têm potenciais efeitos adversos, o que torna a gestão do risco um processo contínuo e multidisciplinar.
Além disso, o episódio aborda a importância dos ensaios clínicos, os quais são a base para garantir a qualidade e a eficácia dos fármacos. Embora muitos receiem os medicamentos mais recentes, a Dr.ª Márcia lembra que as autoridades, como o INFARMED, monitorizam continuamente os efeitos dos medicamentos. Mesmo após a sua comercialização.
A APDI incentiva ainda quem vive com DII a confiarem nos seus profissionais de saúde, a partilharem os seus receios e a estarem atentos a qualquer reação estranha do corpo. E caso isso aconteça reportarem no PORTAL RAM. Estas informações não só ajudam a melhorar a experiência do próprio doente, como também contribuem para a segurança de outros utilizadores.
Este episódio já está disponível no YouTube (ver aqui) e redes sociais da APDI. Um reforço do compromisso da associação em promover a literacia em saúde e apoiar quem vive com doença inflamatória do intestino.
PORTAL RAM
O portal RAM permite aos utentes comunicarem diretamente ao Infarmed as suas suspeitas de Reações Adversas a Medicamentos (RAM). E contribuir para a monitorização contínua da segurança e a avaliação do benefício e do risco dos medicamentos. Aceda ao portal através do link: https://www.infarmed.pt/web/infarmed/portalram