Nutrição Clínica na DII

Nutrição Clínica na DII é o tema que hoje analisamos. Quem vive com uma doença inflamatório do intestino tem plena consciência de que a questão alimentar se repercute de sobremaneira na patologia. E existe ainda um risco acrescido de desenvolver carências nutricionais, devido à doença ou devido aos tratamentos.

Deste modo, a nutrição clínica na DII é um pilar fundamental para garantir o estado nutricional do doente e, consequentemente, minimizar os sintomas associados, por meio da alimentação e/ou da suplementação nutricional.

Assim, na agudização da doença, a fibra dos legumes e frutas não é aconselhada. À medida que a pessoa for melhorando, devem-se ir introduzindo gradualmente os alimentos na alimentação.

No entanto, há situações em que essas medidas não são suficientes. E, por isso, é necessário fazer uma pausa alimentar ou reforçar a alimentação com suplementos alimentares muito específicos. É aqui que entra a nutrição clínica.

Em suma, a APDI – Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino convida a conhecer como a nutrição clínica é um suporte à terapêutica. E de que modo como contribui para o tratamento da doença e para o bem-estar da pessoa que vive com DII, prevenindo também a desnutrição associada à doença. É disso que vamos falar neste episódio, com a ajuda do Prof. Jorge Fonseca.