No novo episódio da rubrica Dar a Volta à DII, trazemos um tema essencial para todos os que convivem com a Doença Inflamatória do Intestino e para quem cuida da sua saúde digestiva: os exames ao tubo digestivo.
Para uma avaliação detalhada do nosso sistema digestivo, existem vários exames que podem fornecer uma imagem precisa da condição dos órgãos que se pretende avaliar. Estes incluem a Endoscopia, Colonoscopia, Cápsula Endoscópica, Enteroscopia, Ecoendoscopia, RX, TAC, Ressonância Magnética. CPRE e ecografia digestiva.
Através destas técnicas, algumas das quais obrigam a preparações específicas. Podem ser realizadas com sedação ou anestesia e é possível detetar e intervir precocemente em diversas condições e doenças do sistema digestivo, evitando complicações futuras. Daí a importância para as pessoas com problemas digestivos de realizar alguns destes exames de uma forma regular, como a colonoscopia e a endoscopia, ao longo da vida.
Por isso, para um diagnóstico preciso dos problemas do sistema digestivo, são essenciais exames complementares ao tubo digestivo. Além da história clínica e das análises laboratoriais. Muitas pessoas conhecem a colonoscopia e a endoscopia, mas exames como a ecografia, RX, TAC e a ressonância magnética também desempenham papéis cruciais na avaliação do sistema digestivo.
Assim, este episódio de Dar a Volta à DII explora para que servem estes exames e como se realizam. Bem como quais os benefícios que trazem para o diagnóstico e tratamento da Doença de Crohn ou Colite Ulcerosa. Contamos com a participação da gastroenterologista Catarina Fidalgo, do Hospital Beatriz Ângelo, para esclarecer as dúvidas mais comuns e desmistificar o processo dos exames endoscópicos.
Por isso, se tiver dúvidas, a APDI está aqui para ajudar! E não deixe de ver o episódio, já disponível no nosso canal de YouTube e nas redes sociais da APDI.